O alinhamento da direção ou paralelismo do automóvel é uma operação fundamental para usufruir de uma condução segura e confortável. Trata-se de garantir que as rodas estão paralelas em cada eixo e que os eixos estão paralelos entre si, ajustando os ângulos das rodas de acordo com as medidas do fabricante do veículo.
Em condições normais, uma vez por ano ou a cada 15 000 quilómetros para corrigir quaisquer desvios provocados por pequenos impactos ou buracos grandes. Sempre que colocar pneus novos ou rodar os pneus - troca dos pneus dianteiros e traseiros - é fundamental alinhar a direção.
Também deve efetuar uma verificação paralela ao automóvel quando substitui qualquer peça da suspensão ou da direção ou caso tenha embatido nalgum obstáculo.
Se reparar que o automóvel não reage, que a direção se torna pesada ou que se desvia para um lado ou se notar um desgaste significativo num lado do pneu, visite-nos e faremos os ajustes necessários.
O alinhamento é o mesmo que o equilíbrio de rodas?
Não, não é o mesmo.
O alinhamento implica colocar paralelamente as rodas em cada eixo e os eixos paralelos entre si, ajustando os ângulos das rodas para que a direção do automóvel não se desvie para um lado, assim como garantir o conforto do condutor e a boa aderência dos pneus, o que garante a segurança ao volante.
O equilíbrio é um processo mecânico de ajuste das rodas para evitar a vibração do veículo a qualquer velocidade, independentemente do tipo de condução.
Solicite uma marcação na oficina mais próxima e descubra.