Antes de mudar os pneus, é sempre aconselhável saber mais sobre os mesmos. Para isso, olhe para uma das paredes laterais do pneu. Existem dois códigos que indicam o tipo de pneu adequado para o veículo. Em caso de dúvida, existe sempre a opção de consultar o manual do utilizador para saber se são compatíveis com o nosso veículo.
O primeiro código indica a medida e a especificação dos pneus. A segunda confirma que o pneu cumpre as normas de segurança europeias. A letra 'E' certifica que os pneus cumprem os requisitos da Norma Europeia.
1. Largura (205)
O número 205 corresponde à largura em milímetros. No caso de pneus padrão, este número varia entre 125 e 335 milímetros.
2. Altura (45)
45 indica a altura, expressa como percentagem da largura. Neste exemplo, a altura é 65% da largura total de 195 mm, portanto, 126,75 mm.
3. R
A letra "R" significa radial, o tipo de pneu. Todos os pneus são radiais, portanto, é uma indicação opcional.
4. Diâmetro (17)
17 é o diâmetro da borda interior da jante. É sempre expressa em polegadas. O número varia entre 10 e 12 polegadas. É um fator importante a ter em conta antes de mudar os pneus.
1. Índice de carga (99)
99 é um índice que indica a capacidade de carga máxima do pneu à velocidade representada pelo símbolo de velocidade (99 = 615 kg.)
2. Símbolo de velocidade (W)
A letra final indica a velocidade máxima à qual o pneu pode circular com carga máxima. W é uma velocidade máxima de 270 km/h. De modo geral, este símbolo é superior à velocidade máxima do veículo. Contudo, existem exceções para pneus de inverno e isenções em alguns países. É importante ter o cuidado de não montar pneus com um símbolo de velocidade ou índice de carga inferior aos indicados (ver acima). A ficha técnica e o manual de cada veículo incluem todas as informações necessárias para mudar os pneus corretamente
Também pode ter interesse em...
Como escolher um pneu
Quer saber mais? Voltar a todas as Dicas de pneus