A pressão correta dos pneus faz com que estes se desgastem de forma adequada e ajudam a ter uma condução mais confortável, limpa e segura. Na Europa, perdem-se 55,6 milhões de pneus por ano devido a estarem incorretamente cheios.
Uma pressão dos pneus adequada tem muitas vantagens, como por exemplo:
A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês, com os pneus frios, uma vez que a pressão aumenta automaticamente quando o pneu está quente, o que resultaria numa leitura incorreta. Também deve verificar os pneus antes de iniciar uma viagem longa.
Os pneus terão mais dificuldade em amortecer os impactos de buracos e outras irregularidades na estrada, o que afeta o conforto da condução, já que o contacto com a estrada é menor. Tal pode provocar desgaste irregular e danos na estrutura do pneu.
A temperatura dentro do pneu aumenta significativamente, o que enfraquece a carcaça e causa danos internos. A parede lateral do pneu irá desgastar-se muito mais rapidamente. A condução torna-se mais difícil e podemos perder o controlo do veículo.
Para saber qual a pressão correta para o seu veículo, consulte o manual ou procure as placas na porta do condutor, no porta-luvas ou na tampa do depósito de combustível. É importante ter em conta que quanto maior for a carga do veículo, maior deve ser a pressão.
O azoto é diferente do ar normal, pois não sofre variações tão significativas de volume com as alterações de temperatura e as suas moléculas são maiores. Por isso, é mais difícil para as moléculas escapar do interior do pneu. O enchimento dos pneus com azoto tem as seguintes vantagens:
Sim, apesar de que provoca a perda das propriedades do azoto. É preferível a conduzir com um pneu com pressão baixa.
Quer saber mais? Voltar a todas as Dicas de pneus